terça, 10 de maio de 2022 - 08:14h
Governo do Amapá participa da elaboração do Programa Transfronteiriço de Vigilância em Saúde Amapá-Guiana Francesa
Programa terá vigência de 2022 a 2026 e irá nortear os trabalhos de vigilância na fronteira entre Brasil e Guiana.
Por:
Foto: Ascom/SVS
O encontro reuniu pesquisadores e autoridades em saúde das regiões debatidas para elaboração de respostas a alertas epidemiológicos e fortalecimento do trabalho de pesquisa e capacitação na região.

Pesquisadores e gerentes da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá representaram o Governo do Estado na 3ª Oficina Transfronteiriça de Cooperação em Vigilância em Saúde do Oiapoque, Brasil-Guiana Francesa e França, que aconteceu na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

O encontro reuniu pesquisadores e autoridades em saúde das regiões debatidas para elaboração de respostas a alertas epidemiológicos e fortalecimento do trabalho de pesquisa e capacitação para a elaboração do Programa Transfronteiriço de Vigilância em Saúde Amapá – Guiana Francesa, que será vigente até 2026.

“Este é um programa de extrema importância para a elaboração de ações conjuntas e de enfrentamento aos agravos epidemiológicos na região de fronteira, algo que pode contar com o empenho tanto do Brasil quanto da França; trata-se de um fortalecimento das políticas em saúde pública e um passo a mais para a operacionalização do Centro Transfronteiriço, que será uma realidade e melhora para a nossa população”, explica Iracilda Costa, diretora executiva da SVS-AP.

A semana contou com o planejamento, visitas técnicas a laboratórios e institutos de pesquisa, além de debates sobre temas relacionados a vigilância em saúde.

O evento contou com representantes da SVS-AP, Agência Regional de Saúde da Guiana (ARS), Ministério da Saúde do Brasil e França, Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e pesquisadores do Instituto Pasteur, da Guiana Francesa.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá