quinta, 05 de setembro de 2019 - 09:50h
SVS e Diagro executam parceria no combate ao morcego transmissor da raiva em Pracuúba
Ação objetiva a defesa de animais pecuários da região
Por: Nathan Zahlouth
Foto: SVS
Os órgãos estaduais firmaram cooperação técnica para executar trabalhos de prevenção e promoção à saúde

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) iniciou as ações do termo de cooperação com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado (Diagro). O termo foi assinado entre os dois entes para o controle de zoonoses (doenças transmitidas por animais) no Estado.

Uma das ações desta cooperação foi desenvolvida pela equipe da Unidade de Controle de Zoonoses do Estado (SVS-AP) e os técnicos da Diagro, que realizaram a captura de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) e o controle populacional do mesmo. A ação é preconizada pelo Programa de Controle e Profilaxia da Raiva do Ministério da Saúde.

As capturas foram realizadas no final do mês de agosto, na área fluvial do município de Pracuúba na região centro-leste do estado. O município apresentou a demanda em decorrência de frequentes ataques a animais pecuários desta área. Nenhum caso foi notificado de agressões em humanos.

As amostras coletadas foram encaminhadas à Diretoria Executiva de Vigilância Laboratorial (DEVL/Lacen) para identificação de circulação viral. Em alguns morcegos foi aplicada a pasta vampiricida (espécie de veneno) para o controle populacional da espécie.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá