sexta, 27 de março de 2020 - 20:20h
Diagnóstico do covid-19 começará a ser feito no Amapá
À partir da segunda-feira (30) o Laboratório Central do Amapá (Lacen) começará a fazer os exames que atestarão os casos positivos e negativos para o novo coronavírus covid-19 aqui mesmo no Estado do Amapá. A capacidade inicial será de 20 testes diários
Por: Marco Antônio P. Costa
Foto: Secom GEA
Lacen inicia testes para Covid 19

O Governo do Estado do Amapá (GEA) busca a autonomia dos laboratórios do estado para a realização do exame desde que o primeiro caso de covid-19 atestou positivo no Brasil. O Ministério da Saúde (MS) enviou para o Estado os primeiros 15 kits necessários para a realização do exame.

Cada kit tem capacidade para a realização de 24 testes, ou seja, com esse material o Amapá poderá fazer 360 exames. O kit é produzido na central de Maguinhos, no Rio de Janeiro, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), que está atendendo à demanda de todos os estados da federação. Novos kits já foram solicitados.

O Estado também contratou técnicos de São Paulo para realizarem a calibragem no maquinário do Lacen que é necessário para a realização do exame. A metodologia utilizada será a mesma utilizada pelo laboratório do Instituto Evandro Chagas (IEC), ou seja, a biologia molecular, com a amostra do escarro do paciente.

Segundo os técnicos do Lacen, se a amostra tiver sido coletada, preservada e preparada corretamente, o resultado do exame é de alta confiabilidade, próximo aos 100%. Para a obtenção da técnica adequada, uma biomédica do Lacen participou de um curso de formação com técnicos do MS no próprio IEC.

A importância da testagem

A testagem tem importância fundamental para a definição do estágio de proliferação do vírus no Estado do Amapá, para além de influir diretamente nas políticas de contenção, isolamento e no quadro clínico de cada paciente.

“É fundamental uma testagem ampliada e com qualidade, pois sabendo, por exemplo, se há transmissão comunitária ou em que estágio se encontra a doença no Amapá, as políticas de enfrentamento pela governo e pela população poderão ser mais eficazes”, declarou o biomédico Gelmires de Queiroz, diretor executivo de vigilância laboratorial (DEVL/SVS).

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá