segunda, 19 de outubro de 2020 - 14:21h
Dia D contra sarampo e vacinação movimenta região portuária de Santana
Estudantes do programa Amapá Jovem e comunidade da região portuária marcaram presença nesse dia decisivo contra o sarampo no Amapá e aproveitaram para a atualização da caderneta de vacinação, com vacinas contra a poliomielite.
Por: Marco Antônio P. Cota
Foto: Maksuel Martins

A escola estadual Afonso Arinos, na região portuária do segundo maior município amapaense, Santana, distante 17 quilômetros da capital, recebeu a ação do “Dia D” contra o sarampo, organizado pelo Governo do Estado do Amapá, que visa imunizar o maior número possível de pessoas contra a doença.

Após duas décadas, o sarampo acabou voltando a ser uma realidade no país e o Amapá faz parte desse quadro. Até o início da tarde, mais de 500 pessoas já haviam tomado a vacina, em um procura que foi considerada excelente pelos organizadores da campanha.

“A procura está sendo boa. Nós estamos desde março na campanha de vacinação contra o sarampo, na faixa etária de 20 a 49 anos de idade. No entanto, estamos observando aqui no Estado uma baixa procura pela vacina, por conta disso, o município de Santana, que detém o maior número de casos, foi o escolhido pelo governo para essa intensificação”, declarou Andréa Marvão, da unidade de imunobiológicos da SVS. 

Marvão ressaltou que desde 2016 há uma baixa na procura pelas vacinas no geral, no Amapá e no Brasil, o que ela e os demais setores técnicos acreditam estar ocorrendo por informações erradas, as chamadas “fake News”, que alegam serem as vacinas danosas à saúde do ser humano e que, portanto, devem ser evitadas.

Para combater tais informações falsas, a servidora da SVS pede que toda a sociedade replique as informações corretas, que ajuda a divulgar a necessidade imperiosa de que as famílias levem suas crianças para tomar as vacinas.

Outras vacinas

A campanha nacional de vacinação iniciou-se dia 5 de outubro e se estende até o dia 30. Junto com essa multivacinação, onde se tem a oportunidade de atualizar a caderneta da criança e do adolescente menor de 15 anos, também está em andamento a campanha contra a poliomielite, na faixa etária de 1 a menor de 5 anos de idade.

Presente na ação, para acompanhar os trabalhos das equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde e da Secretaria Extraordinária de políticas para a juventude, o governador Waldez Góes, ressaltou a eficácia da ação.

“Quero parabenizar minha equipe, da SVS e da juventude, os servidores que se envolvem e a resposta da comunidade em participar, de forma organizada como estamos vendo, aqui na escola Afonso Arinos, que é uma referência para nós. Todos juntos para combater o sarampo”, declarou Waldez Góes.

Quem não se vacinou nesse “dia D”, pode procurar as Salas de Vacinação das unidades de saúde municipais das 16 cidades amapaenses, que a vacina contra o sarampo e outras estão disponíveis.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá