terça, 06 de outubro de 2020 - 12:38h
Governo do Amapá inicia vacinação contra o sarampo entre jovens
A meta é vacinar três mil participantes do Programa Amapá Jovem. O número de casos de sarampo entre jovens de 20 a 29 anos chamou atenção para o problema.
Por: Nelson Gama
Foto: Philippe Gomes
A meta é vacinar três mil jovens do programa

O Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude (Sejuv) e Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), realiza nesta semana uma ação de vacinação para os participantes do programa Amapá Jovem.

O objetivo é vacinar, contra o sarampo, todos os três mil jovens que são atendidos pelo programa, tendo em vista o surto da doença que o estado tem enfrentado. Além disso, a maioria dos casos é registrada entre jovens de 20 a 29 anos.

A ação foi organizada pela Sejuv que solicitou o apoio da SVS com a disposição de vacinas e técnicos. O primeiro dia de ação ocorreu nesta segunda-feira, 6, no projeto Minha Gente, bairro Jardim Felicidade 2, mas ainda deve passar pelo bairro Perpétuo Socorro, na escola Deuzuite Cavalcante, e na praça Veiga Cabral.

O secretário da Sejuv, Pedro Filé, enfatiza a importância da ação ser realizada, sobretudo entre os jovens que são a maioria dos casos confirmados de sarampo.

“Nós temos o dever de promover políticas de prevenção para a juventude. Nossa meta é vacinar três mil jovens nos municípios de Macapá e Santana”, explicou o secretário.

 

Sarampo

Já foram confirmados no Amapá 97 casos da doença, sendo 72 no município de Santana, 24 em Macapá, e 1 em Mazagão. 213 casos suspeitos estão em análise laboratorial.

O Amapá estava há 20 anos sem registrar nenhum caso da doença sendo, inclusive, considerada erradicada. O sarampo é uma doença infecciosa e pode ser fatal, sua transmissão ocorre por contato com mucosas contaminadas pelo vírus.

A única forma de prevenção da doença é a vacina, que está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o estado.

O superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, reforça que a única maneira de se prevenir é através da vacina. Ele ressalta a importância de ações como a proposta pela sejuv para imunizar a juventude.

“A vacina é a única forma de prevenção, por isso a importância de estarmos atualizando nosso calendário de vacinas para proteger a população contra a doença”, afirmou o superintendente.

 
GALERIA DE FOTOS
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá