quarta, 28 de abril de 2021 - 15:00h
Combate à malária no município de Calçoene avança com treinamento técnico
A capacitação faz parte do programa estadual de combate à malária e formará agentes de saúde para a contenção da doença.
Por: Nathanael Zahlouth .Colaboradores: Marcelo Guido
Foto: Alessandro Veloso
Capacitação para os agentes municipais no combate a malária.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realiza treinamento para o combate à malária no município de Calçoene. A capacitação ocorre nos períodos da manhã e da tarde na escola Silvyo Elito, localizada no centro da cidade, entre os dias 26 de abril e 11 de maio.

O público alvo são os agentes de combate às endemias, supervisores de campo, coordenador de endemias, coordenador de vigilância em saúde e apoiadores municipais para o controle da malária.

O treinamento consiste em noções básicas sobre malária: conceito, descrição da doença, vetor, indivíduos susceptíveis, modo de transmissão, período de incubação e como interromper o ciclo de transmissão. Também será discutido sobre controle vetorial, abordando a metodologia das ações de controle vetorial, priorização das localidades, seleção das intervenções, monitoramento e avaliação.

Ainda será explanado sobre o reconhecimento geográfico, os praguicidas utilizados no controle da malária e as técnicas de borrifação residual, abordando as funções do agente de combate às endemias, preparo da habitação para a borrifação, aplicação e pressão à bomba, borrifação de casas, borrifação de tetos inclinados, borrifação de paredes, ritmo de trabalho, cálculo de inseticidas, bicos pulverizadores e ainda sobre a conduta ética dos profissionais

O programa de combate à malária tem sido exitoso nos últimos anos. No primeiro trimestre de 2021 houve uma redução de 53,17% no número de casos quando comparado ao mesmo período de 2020.

Leia também: https://www.portal.ap.gov.br/noticia/1504/malaria-amapa-registra-reducao-de-53-no-numero-de-casos-no-primeiro-trimestre-de-2021

“É muito importante este tipo de ação de treinamento nos municípios. Com esse tipo de estratégia nosso estado conseguiu reduzir em 53% os números dos casos de malária no primeiro trimestre e pretendemos reduzir ainda mais”, afirma Dorinaldo Malafaia, gestor da SVS no Amapá.

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal - - gabinete@svs.ap.gov.br