quarta, 12 de fevereiro de 2020 - 16:40h
Curso de capacitação e atualização no diagnostico da Leishmaniose tegumentar americana
SVS oferta curso de atualização aos municípios no diagnóstico das leishmaniose tegumentar americana
Por: Alessandro Veloso
Foto: Alessandro Veloso
Microscopista Eiliziel Rodrigues do município de Mazagão

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), através do Núcleo de Vigilância Laboratorial (NVL). Oferece este treinamento como uma estratégia de formação e capacitação para profissionais da área da saúde (microscopistas) aprimorando assim o diagnóstico de leishmaniose tegumentar, dentro do próprio município.

A capacitação combina aulas expositivas e práticas, servindo de atualização aos técnicos microscopistas dos municípios de Mazagão, Calçoene, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho. O conteúdo aborda temas, como aspectos clínicos das leishmaniose tegumentar americana. O curso é gratuito e aplicado na modalidade presencial com duração de 40 horas. O microscopista Eiliziel Rodrigues, do município de Mazagão afirma:

“É muito importante o treinamento para que possamos trabalhar com mais tranquilidade no diagnóstico de leishmaniose, aprimorando nossos conhecimentos sobre o assunto”.

A capacitação tem como objetivo gerar competências técnicas para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da leishmaniose tegumentar contribuindo para a melhoria da atenção à população acometida por essas doenças.

Segundo Giovane Mariano, Gerente do Núcleo de Gestão da Rede de Laboratórios, o curso melhora a vida do cidadão evitando que se desloque de forma desnecessária à Macapá:

“Quem mora em Serra do Navio, por exemplo, não precisa vir a Macapá no CRDT, fazer um diagnóstico para iniciar o tratamento, lá mesmo ele faz o diagnóstico e inicia o tratamento imediatamente”.

O diagnóstico local agiliza o tratamento e se torna mais eficaz no combate a doença.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá