sexta, 10 de julho de 2020 - 10:19h
Plataforma online vai auxiliar municípios a notificar óbitos por covid-19
SVS capacitou colaboradores sobre sistema que permite notificar óbitos por covid-19 ocorridos fora da unidade hospitalar, como em domicílio.
Por: Nathanael Zahlouth
Foto: Nelson Gama
Ferramenta também facilita o processo de investigação do perfil das pessoas que agravaram e não resistiram à doença

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realizou nesta quinta-feira, 9, uma capacitação a colaboradores de órgãos de saúde municipais sobre o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep). A ferramenta online permite aos trabalhadores notificar óbitos por covid-19 ocorridos fora da unidade hospitalar, como em domicílio.

O técnico da SVS, João Farias, coordenou a capacitação. Ele explica que o uso do sistema também permite descentralizar as informações de óbitos, facilitando o processo de investigação do perfil das pessoas que agravaram e não resistiram à covid-19.

“Inserindo as informações no sistema poderemos ter o perfil das pessoas que estão evoluindo a óbito por covid-19 de forma mais rápida e eficiente. A capacitação dos municípios amplia a força de trabalho para investigação dos óbitos com mais informações e recursos humanos”, afirmou João.

Sivep

Criado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Sivep já funciona dentro das unidades hospitalares, nos núcleos de vigilância epidemiológica ou núcleo sentinela. A capacitação permitirá agilizar, através da plataforma online, as informações dos municípios sobre casos de óbitos que não foram hospitalizados.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá