terça, 02 de junho de 2020 - 19:46h
Governo do Amapá envia para Fiocruz 5 mil amostras para análise de covid-19
Envio faz parte da força-tarefa do Estado para dar celeridade à análise de casos que aguardam resultado.
Por: Nelson Gama
Foto: Júlio Miragaia
As amostras estavam armazenadas no Laboratório Central do Amapá (Lacen), vinculado à Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

Com a alta demanda de exames causada pelo aumento exponencial do número de casos do novo cornavírus no Amapá, nesta terça-feira, 2, o Governo do Estado enviou 5 mil amostras de testes de covid-19 para o laboratório sede da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz-RJ), localizado na cidade do Rio de Janeiro.

As amostras estavam armazenadas no Laboratório Central do Amapá (Lacen), vinculado à Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

O diretor do Lacen, Gelmires Queiroz, disse que é muito importante o suporte que a Fiocruz está oferecendo, considerando a alta demanda de análise de testes de covid-19.

"Com essas amostras enviadas para a Fiocruz, vamos conseguir dar celeridade em nosso trabalho. O Lacen tem uma demanda bem alta diariamente, e ter o apoio de um grande laboratório do país é importante para que possamos suprir a necessidade e dar o resultado para muitas famílias que aguardam essa resposta", disse Gelmires.

Atualmente, o Lacen analisa 120 amostras por dia e mais 20 através de um convênio com outro laboratório, além de enviar 800 amostras por semana ao Instituto Evandro Chagas em Belém (PA).

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá